Cerimônia será realizada no sábado, com sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior

Foto: Vatican News

O Vaticano confirmou nesta terça-feira (22) que o funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), com sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A cerimônia seguirá os ritos definidos pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que estabelece os procedimentos litúrgicos para as exéquias de um pontífice.

Segundo o Departamento de Celebrações Litúrgicas, o corpo será trasladado nesta quarta-feira (23) da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para visitação pública após uma liturgia conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell.

A Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto oficial (Novendiali), será celebrada no sábado às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Após a missa, serão realizados os ritos finais de despedida ‘Última Commendatio e Valedictio‘. Em seguida, o caixão de Francisco será transferido para o local do sepultamento, encerrando o cerimonial.

O Vaticano também informou que diversos chefes de Estado e de governo confirmaram presença para prestar homenagem ao pontífice, reconhecido mundialmente por seu papel humanitário, pastoral e diplomático ao longo de seu pontificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *