Cardeais se reunirão na Capela Sistina para eleger o sucessor do Papa Francisco


O próximo conclave para a eleição do novo papa terá início no dia 7 de maio, conforme informou o Vaticano nesta segunda-feira (28). A decisão foi tomada durante a 5ª Congregação Geral, realizada em Roma, na Itália. A Capela Sistina, onde ocorrerá o encontro, permanecerá fechada ao público até a escolha do novo pontífice.

Antes do início do conclave, os cardeais eleitores participarão de uma missa solene, a “Pro Eligendo Papa”. Em seguida, em procissão, seguirão para a Capela Sistina, onde prestarão juramento de manter sigilo absoluto sobre o processo e de se comprometer com a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Após a entrada dos cardeais, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias proclamará o “extra omnes”, determinando a retirada de todos os que não participam da eleição. Uma meditação será feita para reforçar a responsabilidade do ato, antes do início das votações.

Durante o conclave, os cardeais devem se abster de qualquer comunicação externa, não podendo enviar ou receber mensagens, acompanhar notícias ou manter conversas, salvo em casos de extrema urgência. A eleição requer maioria de dois terços dos votos. Se não houver definição após três dias, é permitido um intervalo para oração e reflexão.

As votações são realizadas com queima das cédulas. Fumaça preta indica votação inconclusiva, enquanto fumaça branca sinaliza a eleição do novo papa. Após o aceite do eleito, ele escolhe o nome papal, assume imediatamente a liderança da Igreja e o conclave é encerrado.

O anúncio oficial é feito ao público pelo cardeal protodiácono com a tradicional frase “Habemus Papam”. Em seguida, o novo pontífice concede a bênção apostólica Urbi et Orbi na varanda da Basílica de São Pedro.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *