Cardeal Kevin Farrell anuncia oficialmente o falecimento do pontífice na Casa Santa Marta; corpo será velado na Basílica Vaticana a partir de quarta-feira (23)

O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira (21), às 7h35 (horário de Roma), na residência da Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Sé, durante uma declaração na Capela da mesma residência. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, tinha 88 anos e foi o primeiro papa latino-americano da história.
“Com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, declarou Farrell, emocionado, diante de membros da Cúria Romana e representantes da mídia oficial do Vaticano.
Ritos fúnebres e homenagens
Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, o rito de constatação da morte será realizado ainda nesta segunda-feira, às 20h (horário local), sob presidência do próprio cardeal Farrell. O corpo do pontífice será depositado no caixão na presença de familiares, representantes do Colégio Cardinalício e membros da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
A trasladação do corpo de Francisco para a Basílica de São Pedro, onde fiéis de todo o mundo poderão prestar homenagens, está prevista para a manhã de quarta-feira (23). Os detalhes logísticos e cerimoniais serão definidos durante a primeira Congregação dos Cardeais, marcada para esta terça-feira (22).
A morte do Papa Francisco também levou à suspensão de importantes eventos previstos para os próximos dias, incluindo a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, inicialmente marcados para o próximo domingo (27), no contexto do Jubileu dos Adolescentes.
Mais informações e atualizações serão divulgadas ao longo do dia.
Fonte: Vatican News