Com mais de 100 atores e nova estrutura, encenação promete emoção e fé no Campo do Jardim do Lago

O bairro Efapi, em Chapecó, já respira os ares da tradicional Encenação da Paixão e Morte de Cristo, que chega à sua 12ª edição nesta sexta-feira (18). O evento, considerado um dos maiores do gênero na região, promete reunir cerca de 20 mil pessoas no Campo do Jardim do Lago, espaço esportivo que nesta semana troca o futebol pela fé e pela arte.
O espetáculo começa às 19h, logo após a programação religiosa que inicia às 18h, com mais de 100 atores e figurantes envolvidos. A montagem dos palcos já começou e o cenário ganha forma com o vento e o som dos martelos que ecoam pelo bairro, transformando o local em uma verdadeira arena de fé e emoção.
Durante quase três meses, os domingos foram de ensaios intensos. Para Jofre Sutilli, que viverá Jesus Cristo pela primeira vez, a expectativa é grande: “O coração está mil. Também um pouco de ansiedade. São centenas de pessoas que vão acompanhar o maior espetáculo da terra”, disse.
Yasmin de Oliveira participa pela segunda vez e conta que foi através da catequese que se conectou com o teatro. “Gosto muito de participar e convido todos vocês para assistirem nossa apresentação”, afirma.
Já Loraci Rodrigues relata que o teatro se tornou um propósito de vida. “É um sentimento forte que brota dentro da gente. Através da encenação, vamos emocionar as pessoas.”
O espetáculo é dirigido por um grupo apaixonado, liderado por Unar e Alfredo Schaefer, que há 12 anos coordenam o projeto. “Começamos com um grupo de jovens e hoje temos pessoas de todas as idades. É um momento de doação, de evangelização”, destaca Unar. Alfredo complementa: “A cada ano aumenta nossa responsabilidade. Pensamos sempre em melhorar a estrutura. Quem vier, leve sua cadeira para assistir com mais conforto.”
Laura Radin, na direção pelo segundo ano, reforça: “O público pode esperar muita emoção e envolvimento da comunidade.” Carlos Miguel dos Santos, que já interpretou Jesus em outras edições, conta que o espetáculo terá quatro cenas novas, figurinos aprimorados e muita entrega dos atores.
Neste ano, a encenação ganhou um reforço importante: a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Palhoça, na Grande Florianópolis, emprestou mais de 50 figurinos, incluindo trajes de apóstolos, soldados e personagens principais. “Vamos contribuir com essa apresentação tão bonita”, disse Josiane Terezinha da Silva, que também participará do evento.
Antes do espetáculo, a banda da Igreja do Evangelho Quadrangular do loteamento Thiago promete preparar o público com louvor e adoração. “Queremos abençoar as pessoas com as canções”, destacou o pastor José dos Santos.
A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, é parceira da encenação pelo terceiro ano consecutivo, com apoio técnico em som e iluminação. “É um momento de fé, adoração e união da comunidade”, afirmou o secretário Fellipe de Quadros.
O evento também conta com o patrocínio de empresas locais como Unar Serviços e Locações, 2A Transportes e Locações, Casa do Barro, Madepoint e Móveis Incomaba.
A expectativa é de uma noite marcante, onde a arte, a fé e o esforço coletivo contarão, mais uma vez, a maior história da humanidade.


